Sobre o Yoga

Yoga
 
 

A palavra Yoga significa  unir-agregar. Uma combinação de exercícios com respiração e relaxamento que nos ajuda a desbloquear os músculos e as travas emocionais. Acessa a força interior através da respiração, nos aproxima de nossas melhores qualidades e aspirações pessoais.


A Yoga nos restaura a autoestima, nos mantendo o crédito pessoal e fortalecendo a busca na direção de uma qualidade melhor de vida interna e externa. Nos ajuda a escolher nosso lugar na vida sem a congestão das ideias e pensamentos.


Através da respiração, limpa e abre espaços íntimos para aplicarmos nossos potenciais mentais e emocionais.


A Yoga é o caminho de todos que buscam uma vida equilibrada, limpa, saudável e feliz.  Essa é a saúde para todos os bloqueios internos.


Eu sou o que sou e avanço em direção  a minha infinitude.


Benefícios:


Fortalece todas as articulações. melhora a circulação, revitaliza   o tônus muscular, restaura o enfraquecimento das articulações e tendões, corrige desvios da coluna, pés e postura, aumenta a imunidade, combate a ansiedade, nervosismo, compulsões, complicações físicas e distúrbios emocionais. Regula os intestinos, e regulariza a pressão arterial diminuindo doenças vasculares.


Todas as pessoas podem praticar Yoga


Em cada caso há um programa específico: gestação, obesidade, pessoas idosas que nunca praticaram, crianças, e enfermidades específicas. E ainda há programas de Personal Yoga para aqueles que preferem aulas individuais e totalmente voltadas para o aluno.
 
Namastê!
Sandra Kitner


Pratique Yoga! Entre em contato:
Instituto de Alquimia e Elementoterapia: (11) 2914-7252
E-mails: sandrakitner@gmail.com (com Sandra)
magabel9@gmail.com (com Isabel)
 




 Tudo é Movimento
  

Desde o princípio da criação existe o movimento. Movimento na geração, movimento no ventre de nossas mães, movimento para sair e respirar, soltando o nosso primeiro som gerado, aquele grito em forma de choro marcado pela vogal A quando, enfim, chegamos ao mundo. Chegamos chorando por terem tirado de nós o calor, o conforto e a nossa segurança até então mantida pelas nossas mães. Mesmo que de forma inconsciente sabemos que naquele momento somos responsáveis pelo movimento que daremos às nossas vidas. Seguimos com o livre arbítrio para fazermos dela uma eterna dança em crescimento, ou apenas uma dança contida, permeada por pensamentos materializados na mente que nos impedem de expandir o ser e fazer da vida um movimento crescente, aberto, seguro e livre.
Quando crianças aprendemos passo a passo como nos sustentar sentados com a nossa coluna ainda em formação, e através da sustentação criamos uma segurança ainda inconsciente de que podemos ir mais além. Tentamos levantar, mesmo caindo muitas e muitas vezes, damos pequenos passos ainda engatinhando até que finalmente o engatinhar vira o ato de levantar todo o corpo e marcar o começo de um novo aprendizado.
Se observarmos o começo da nossa criação individual como ser, notamos que cada momento vem passo a passo, gradualmente. Cada ano de nossas vidas nos mostra qual movimento seguir de acordo com o que queremos. Hora nos movimentamos para aprender intelectualmente um conhecimento, hora nos movimentamos para sentir emocionalmente um ensinamento, hora nos movimentamos para aquietar o corpo, e quando aquietamos o corpo, movimentamos a mente para achar respostas. A mente é um eterno movimento de pensar, racionalizar, desejar, entender, expor, guardar, soltar. O coração emocional movimenta-se a cada experiência sentida, hora fraco, hora forte, hora estável, hora rápido demais, hora sufocado.  E nunca, em vida, o movimento pára. Ele é som, o som nunca pára de tocar. Nossos corpos reverberam o som, mesmo em completo silêncio, mesmo em estado meditativo o que permanece ainda é o som, o som interno, movimentando-se em você e gerando consciência. Respiração é som e movimento.
Para movimentar-se melhor é preciso primeiro definir pra onde vai o seu movimento, qual a altura do seu som interno, o que você pretende gerar em você e até onde pretende chegar. Você não precisa definir um lugar racionalmente, ele pode ser definido apenas em querer se movimentar pra frente na sua vida, olhando para frente, abrindo possibilidades, despertando mais consciência, sendo mais verdadeiro com você. Se fosse mais importante olhar para trás na sua vida e viver daquilo que de alguma forma traumatizou seu caminho, Deus (ou a forma que queira chamar de Criação) teria te dado olhos atrás da cabeça, e não na frente. Crie em você a vontade de movimentar o seu ser, deixar ele se expandir em você, mostrando quem você é, qual o seu propósito nessa vida. Seja qual for, mas que seja pelo Bem, deixe-o se espalhar nos seus movimentos, torne-se o que verdadeiramente você é como essência. Movimente-se com todos os seus corpos, físico, mental, emocional, intelectual, movimente-se para frente fazendo de cada passo uma nova dança. Dança é movimento. Uma criança que não aprendeu racionalmente a dançar, apenas ouve a música e sabe expressar se aquilo é alegre, triste, agitado ou sereno. Porque em todos nós está latente o ato de sentir e pulsar. Não deixemos que nossas vidas sejam permeadas pelas vontades de aprender tudo racionalmente, cada passo, cada movimento, cada pensamento controlado. Defina apenas para onde vai seu movimento e ouça seu som interno, deixe o movimento fluir, mantendo sua atenção relaxada em cada forma gerada por você.
Uma dica: coloque uma música que te faça feliz. Toque-a bem alto e sinta-a pulsando no seu corpo, feche os olhos e dance. Ninguém precisa te ver, nem você mesmo precisa se ver. Você não precisa representar, você só precisa sentir, cada vez ir mais pra dentro, aprendendo que você pode criar seus movimentos de acordo com o que toca você. E que isso seja levado pra sua vida em todos os instantes. Escolha livremente seus movimentos, escolha com quem se movimentar, escolha para onde se movimentar. Lembre-se de voltar para dentro de você, o movimento interno é o que traz sempre as respostas conscientes. Ouça o som. Respiração é som em movimento.
Sandra Kitner